close
ADVOCACIA

OAB nacional fará plebiscito sobre as Eleições Diretas para Presidência da Entidade

Capa_plebiscito_Presidencia_OAB_Nacional

Foi aprovada durante a Conferência Nacional dos Advogados, uma proposta para a realização de plebiscito a fim de consultar os 850 mil advogados do Brasil sobre eleição direta do presidente nacional da OAB.

A sugestão foi apresentada pelo presidente da OAB/BA, Luiz Viana Queiroz, que defendeu voto federativo. No seu entendimento, o presidente baiano defendeu coerência da OAB, que “não pode ter um discurso de vanguarda para fora e um discurso de retrocesso para dentro”. “A mesma entidade que propõe uma reforma política para o Brasil não pode deixar de fazer sua própria reforma democrática.”

No encerramento da DÉCIMA SEGUNDA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS que reuniu o incrível número de 16 mil advogados, o presidente da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, se comprometeu a defender no Conselho Pleno, órgão máximo da OAB, que seja feito um plebiscito para saber o que pensam sobre a questão os mais de 850 mil advogados em atividade no país.

Marcus Vinícius quer que a consulta ocorra em março do ano que vem.

Inclusive essa proposta foi um dos compromissos assumidos na campanha que o levou à presidência do Conselho Federal, em fevereiro do ano passado.

Atualmente, o Presidente da OAB é eleito por 81 conselheiros federais eleitos nos 26 Estados da Federação, mais o Distrito Federal.

Tags : advogadosOABOAB nacionalordem dos advogados do brasilplebiscitopresidencia
veredictum

The author veredictum

Leave a Response